sexta-feira, 8 de junho de 2012

Devemos Congregar


Devemos Congregar








Congregar

v.t. Convocar, reunir.
Agregar, juntar, reunir.
V.pr. Reunir-se em congresso.
Existir simultaneamente.


"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hb 10:25)
Sou da opinião que só estamos em comunhão com Deus e com os irmãos quando estamos congregando, juntos, reunidos em nome de Jesus para cultuar a Deus e lhe render graças. Fora da videira não somos nutridos pela seiva e secamos.
Quando é que somos igreja? Não é quando estamos reunidos e assim formamos um corpo, o corpo de Cristo?
O que acontece com a vara fora da videira? Ela murcha e seca.

A palavra diz para sermos unidos e nos reunirmos freqüentemente, a fim de nos exercitarmos nas boas obras. Portanto, é importante a comunhão e união de um povo cujo nome é Jesus.
Certa vez um irmão da igreja fez uma analogia do crente e a bateria do carro, se ela ficar direto e não for recarregada, descarrega e não dá mais luz nem tem mais energia, mas se ela for recarregada, torna a ter energia e dá luz. Assim é o crente, se não for alimentado fica fraco. Quanto mais alimento, mais forte!

Como podemos ser igreja se não congregarmos? Tenho muita dificuldade de digerir isso.

Saiba que a fonte da nossa energia espiritual não é o calor das outras brasas, mas o fato de estarmos ligados diretamente na fonte de energia que é o Espírito. No entanto, quando nos reunimos, as nossas energias individuais se somam e isto se faz sentir tanto em nosso próprio benefício, como em benefício dos que ainda precisam ser alcançados pela Graça.

Uma luisinha só, não ilumina grande coisa. Mas um grande candelabro pode iluminar um espaço enorme!

O rótulo não nos faz igreja nem a sua ausência nos impede de sermos igreja.

É difícil conceber a idéia fora da igreja, visto que a igreja invisível é universal. Mas sou um defensora da idéia de que cada crente deve estar ligado a uma igreja local.
Embora seja provável a possibilidade de se viver uma vida reta e justa fora de uma igreja local.
Há algumas coisas da vida cristã que só é experimentada dentro de um corpo visível. A comunhão dos santos é uma dela. Essa comunhão transformadora, apaixonante e motivadora,só é experimentada dentro da comunhão. Visto que há uma promessa de Cristo para aqueles que se reúnem em seu nome (Mateus 18:20).

Outro aspecto é acerca dos dons e talentos que Deus dá a cada um de seus santos. Estes são dados para a edificação do corpo. Então vejo que aqueles que estão fora de uma igreja local (visível) dificilmente poderão vivenciar o exercício dos dons como eles foram concebidos (objetivos).
Por isso creio, que o lugar do Cristão vivenciar seus propósitos é junto a igreja
(não confundir com o prédio). Talvez por isso o autor de Hebreus nos dá tal exortação: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". (Heb 10.25)
(Efésios 4), fala de ministérios para edificação do corpo de cristo.
É impossível este ministério que edificam o corpo ficarem isoladamente um do outro não é verdade?

É justamente isso o que eu quero abordar. Já dizia John Wesley "A Bíblia ignora a religião solitária". E nesse ponto concordo com ele.
Como sempre falo que o cristão precisa de uma comunidade cristã (igreja local), seja essa uma comunidade que se reúna em um prédio, em casas, em células, lares, praças , trens sei lá como possa ser. Mas é necessária uma família cristã a qual pertencer.

E vou compartilhar alguns motivos porque creio assim:

Eu devo estar comprometida com a família de Deus com outros crentes.
(Gl 6.10, ef 2.19, rm 12.5)
Eu preciso de encorajamento para crescer espiritualmente. (Hb 10.24, ec 4.9-10,12).
Eu preciso de responsabilidade para crescer espiritualmente. (Pv 27.17, Hb 3.13, Gl 6.1-)
Cristo está presente quando nós estamos juntos em comunhão. (Mt 18.20).
há grande poder quando as pessoas oram juntas. (Mt 18.19).
Comunhão é uma forma de exemplo para o mundo. (Jo 17.21).

Além disso, há diversas ordenanças bíblicas sobre "uns aos outros".

Por isso creio que todo aquele que faz parte da igreja invisível (universal), deve também congregar em uma igreja visível (local). Congregar é vital, essencial e fundamental. Nós precisamos congregar. Meus irmãos; não congreguemos somente por amor ao dever, por que somos religiosos, por causa dos nossos filhos, por causa dos nossos pais. Mas sim, porque somos corpo e Jesus é o cabeça. Nós cremos que, quando freqüentamos a casa de Deus, estamos obedecendo a sua palavra, somos abençoados, abrigados, ensinados, consolados, seguimos o exemplo de Cristo e dos apóstolos.
Nos cultos compartilhamos nossa fé, fortalecemo-nos uns ao outros no Senhor.
Estamos vivendo tempos difíceis, enfrentamos muitas lutas espirituais, e vergonha pelos escândalos, mas as dificuldades jamais devem se tornar desculpas para perdermos a Koinonia.

Devemos congregar porque queremos seguir o exemplo de Cristo.
(Lc 4:16) Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou, num dia de sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

Devemos congregar porque queremos seguir o exemplo dos apóstolos.
Então eles o adoraram e voltaram com grande júbilo para Jerusalém.( Lc 24:52)
E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. (Lc 24:53)

Hebreus 13.7 diz: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram”.
Ande com os ungidos do Senhor, ajude-os. Existe muita gente boa de Deus ainda, não desista, congregue, esteja juntos, não seja implicante, ranzinza e não entra em guerra com gente boa de Deus. Como diz o Caio, eu adorei o final deste vídeo. Assistam 
  

Tenham um bom final de semana. Paz, queridos!
 Autoria Moreira









Nenhum comentário:

Postar um comentário